Resumo
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo é um instituto politécnico estatal de ensino superior em Portugal. As suas cinco escolas estão localizadas em diversas cidades do distrito de Viana do Castelo em Portugal. Foi criado em 16 de agosto de 1980.
Abstract
The Polytechnic Institute of Viana do Castelo is a state-run polytechnic institute of higher education in Portugal. Its five schools are located in several cities of the Viana do Castelo district in Portugal. It was established on 16 August 1980. Palavras-chave: Branding Corporativo Institucional
Introdução
A presente proposta de Identidade Visual Corporativa do Instituto politécnico de Viana do Castelo (IPVC), pretende reposicionar a estratégia de comunicação do Universo IPVC. O objectivo de criar uma nova imagem reflete a nova missão e visão da instituição, das escolas e dos estudantes, uma estrutura sólida e dinâmica como resposta aos novos meios globais, multimédia e interactiva. De seguida iremos apresentar o processo de construção da marca e sua identidade visual.
Instituição
O IPVC é uma instituição de ensino público criada em 1980. Tem sede em Viana do Castelo onde está situado o campus, possui cinco polos, três em Viana do Castelo, um em Ponte de Lima, um em Valença e um em Melgaço. Nestes 40 anos de atividade, o IPCV expandiu o ensino em licenciaturas, mestrados e pós-graduações. Atualmente, o IPVC é constituída por seis unidades orgânicas de ensino e investigação: Escola Superior de Educação; Escola Superior Agrária; Escola Superior de Tecnologia e Gestão; Escola Superior de Ciências Empresariais; Escola Superior de Saúde; Escola Superior de Desporto e lazer. A nova presidência constituída presentemente, visa marcar uma nova era do IPVC.
Avaliação do problema
A comunicação visual do IPVC não acompanhou o crescimento da instituição, o qual não consegue dar resposta um conjunto de problemas, tais como: a) Dificuldade de opinião pública em identificar o IPVC como instituição autónoma e pública de ensino superior; b) O sistema de comunicação gráfica ( economato, brochuras, flyers, cartazes, website, espaço digital, etc) era incoerente, desorganizado e sem dinamismo. O Símbolo do IPVC e das suas unidades orgânicas eram iguais, alterando cores e denominação, limitando no reconhecimento das áreas cientificas e distintas da instituição.
A conjugação da componente visual e verbal faculta os meios para fazer com que as marcas realmente funcionem” (Clifton & Simons, 2010)
O estudo proposto para a nova Identidade define uma solução que potencia os atributos das diferentes unidades orgânicas, com coerência da Identidade do IPVC e reconhecimento da Instituição e Escolas. A plataforma da marca responde ao “Porquê” e a “Quem” (Fabian Geyrhalter, 2016). Partindo desta expressão, o estudo da identidade do IPVC procura a génese da missão e valores e constrói a nova Marca IPVC.
Conceito Visual
A nova Identidade IPVC
A subjectividade da identidade é a característica que permite que seja arrojado e que arrisque. (Clifton & Simons, 2010). A primeira parte do estudo consistiu em recolher os valores e missão do IPVC, procurar e integrar com a identidade do IPVC que a tornasse exclusiva. A segunda tem como fim a criação dos símbolos da cada unidade orgânica.
O Símbolo das Escolas
A nova identidade visual partiu da seguinte afirmação: A nova visão do IPVC? A resposta foi a construção de 6 símbolos que ilustram áreas visuais e centrais de conhecimento do IPVC: Educação, Agrária, Tecnologia, Gestão, Saúde, Desporto e Lazer e Ciências empresariais, incluindo SAS e OTIC. A cada área estão associadas uma cromática de cada unidade orgânica associada à cor Azul Universo IPVC, identificando cada uma delas um universo próprio, autónomo, dinâmico (fig.1).
Os símbolos nasceram da grelha de construção da “letra C”.
a) O desenho nasce de estrutura Circular;
b) Os símbolos nascem da quarta letra da escola;
Assim, cada unidade orgânica tem a sua identidade e coerência gráfica de identidade global.
O logotipo IPVC
O principal objectivo da nova identidade foi identificar e dar relevância à sigla IPVC. A razão escolhida foi a base tipográfica. Como resultado, o logótipo é a sigla, sendo a estrutura dos símbolos das escolas desenhadas partir de circulo. A partir deste raciocínio, existe coerência entre IPVC e as escolas como identidade global da Instituição, ( fig. 2).
Após criação da anatomia do logótipo, o segundo passo foi aplicar o conceito, com base na missão e visão do IPVC, definindo da seguinte forma:
- “I” Instituto: Representa o interior da instituição;
- “P” Politécnico: Representa portugalidade e internacionalização;
- “V” Viana: Representa o passado, presente e futuro;
- “C” Castelo: Representa olhar, visão, crescimento e expansão.
Na construção do logótipo do IPVC foi propositado dar resposta a uma vasta gama de situações, prevendo várias versões do logótipo de acordo com aplicação do nome “Instituto Politécnico de Viana do Castelo” ou apenas IPVC. Neste sentido a cor definida para o IPVC foi o Azul Universo de pantone 282C.
O Grafismo
Como não existe uma linguagem de ícones para enquadrar as áreas académicas e científicas, não poderemos ilustrar de forma objectiva o contexto institucional e o estudante. Para tal, deixaremos para fase seguinte.
Evolução do sistema de Identidade
Futuramente, caso o IPVC deseje criar uma nova unidade orgânica, a base de construção tipográfica, permite adequar a criação de símbolo, a cor e linguagem académica e cientifica.
Conclusão
Após a criação da nova identidade do IPVC, consegue-se definir uma estratégia de comunicação, permitindo ser implementada pelo gabinete de comunicação e imagem e ser aplicada de forma coerente em todos os suportes físicos e digitais. Deborah Bowker (2010) expõe que contextualizar a marca significa ter relações públicas, “uma marca é muito mais do que um símbolo visual e um lema a memorizar: estabelece a missão e visão, os princípios de funcionamento e as táticas de uma organização” (Clifton & Simons, 2010). Por fim, a criação está concluída, mas a gestão da marca não. Tem de existir uma continuidade que permita transmitir os valores da marca, ligando a audiência/público-alvo e o IPVC através de pontos de contactos, permitindo expansão e crescimento.