Portugalidade, Portugal Acredita

Portugalidade, Portugal Acredita

Resumo

A comunicação empresarial revela a necessidade da criação de uma campanha digital para o mercado nacional denominado por ‘Portugal Acredita’, criada pela  Signumdesign Agência, com foco em ‘design de identidade’ e ‘data driven’ na criação de identidade para o conceito de ‘Portugalidade’. A noção e conceito de Portugalidade, expoente máximo da língua Portuguesa, imposta pela necessidade da atuação pandémica no mundo, antecedente ao Dia de Portugal, transmite o mote de criação em quatro momentos históricos nacionais, a língua portuguesa, o fado, a religião e o traje Vianense. Partindo da investigação em ‘design research’, em ‘marketing research’ e design digital, com destino à rede social, segue a metodologia de investigação de Neil Leonard e Gavin Ambrose.

Abstract

Corporate communication reveals the need to create a digital campaign for the national market called ‘Portugal Believe’, created by Signumdesign Agency, focusing on ‘identity design’ and ‘data driven’ in the creation of identity for the concept of ‘ Portugality’. The notion and concept of Portugality, the highest exponent of the Portuguese language, imposed by the need for a pandemic action in the world, prior to Portugal Day, transmits the motto of creation in four national historical moments, the Portuguese language, fado, religion and Viana costume. Starting from research in ‘design research’, in ‘marketing research’ and digital design, with destination to the social network, it follows the research methodology of Neil Leonard and Gavin Ambrose. Palavras-chave: Design Digital; Identidade; Portugalidade.

Portugalidade: Portugal Acredita

A campanha Portugal Acredita é um projecto de design de identidade sobre o conceito de Portugalidade desenvolvido pelo designer gráfico António Gonçalves Santos e o marketer João Lima Porto.. O dever do designer e do marketer, enquanto agentes de comunicação na sociedade, é desafiar e assumir um papel de inovação. Parte da investigação em design research e marketing research e foi implementado em três fases, pesquisa, desenvolvimento e implementação, criado para as comemorações do presente ano, do 10 de junho de 2020, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O projecto iniciado através do legado nacional, define um tipo de comunicação para um meio de comunicação — as redes sociais.

Signumdesign
Fig 1. Elemento gráfico da letra D
Signumdesign
Fig 2. – Design de Identidade de Portugalidade.

 

“Uma marca não é uma marca enquanto não desenvolver uma ligação emocional contigo”, Daryl Travis, 2000.
Daniel Raposo in Design de Identidade e Imagem corporativa.

A comunicação e a expressão da estratégia na comunicação para o marketing digital envolve quatro temáticas, definindo na era da conectividade, um sentido, uma noção e um conceito de Portugalidade: Portugal Acredita, dirigido aos empresários inovadores e visonários, com objectivo para um novo rumo, o futuro! Através do design de identidade e design digital, as escolhas condicionam a tomada de decisão por parte dos empresários, sendo a Signumdesign um parceiro e pilar no desenvolvimento para o crescimento empresarial no Norte de Portugal.

As temáticas do presente projecto conceptualizam quatro momentos nacionais: a língua portuguesa, a saudade do fado, a devoção na religião e por fim, a tradição no traje de Viana do Castelo. O conceito nasce do design de identidade e imagem corporativa Signumdesign ‘a letra D’, criado e desenvolvido pela agência, recorrendo ao marketing de conteúdo e implementado através do design digital, definindo um branding em Portugal e uma cultura local, Viana do Castelo, para a identidade de Portugalidade. A filosofia e personalidade da Signumdesign, neste projecto, evidencia um propósito de comunicação visual e social, uma marca patrimonial que transmite um momento de emoção nacional, um legado criativo e pioneiro — Portugal Acredita — , com vista a incentivar todos os empresários e todos os portugueses a caminhar rumo ao futuro, desviando as pedras que aparecem no caminho.

 

“Entende a marca contemporânea essencialmente como uma relação com o cliente, que cada vez se desloca do campo da lógica para o das emoções (e cujo final é uma imagem ou reputação mental” Daryl Travis, 2000,
Daniel Raposo in Design de Identidade e Imagem Corporativa, 2008.

Os valores da Signumdesign neste projecto evidenciam o desafio do Status Quo, um espirito criativo, a inovação e o ser um exemplo. Na missão, o ponto de contacto desta marca é o significado da cor, revelando uma associação emocional ao nacional e à Portugalidade. A sua visão é o empresário vianense. O uso da fotografia revela benefícios sensitivos e distintos. O tom de voz da marca revela uma formalidade na sua atuação descritiva e visual para o uso das redes digitais e plataformas. O ambiente digital é o ponto criativo para experiências imersivas, uma experiência com a audiência, servindo assim o negócio e a eficiência da operação.

No espaço tradicional, a marca destaca-se com segurança física e emocional, transcende categorias e recebe confiança dos consumidores, baseados na objectividade financeira, tangível e lógico, enaltecendo a emoção, a sensação e pessoal. A promessa da marca Portugalidade é fazer acreditar que todos os portugueses vão superar todos os desafios e momentos negativos da História, atualmente a pandemia COVID-19, definindo um produto nacional e um processo superior competitivo na Europa, construindo um posicionamento distinto e uma experiência para o consumidor. O alinhar deste compromisso interno e externo com a marca, os gestores de branding e marketing concentram o seu esforço em alcançar — Portugal Acredita no seu legado! — Em seguida, vamos explicar de forma resumida cada projecto e seu estilo adaptado da Marca Portugalidade nos quatro momentos históricos.

Língua Portuguesa: Luis Vaz de Camões

O conceito Língua Portuguesa foi o princípio deste projecto, o legado nacional para a criação da campanha Portugal Acredita. Ela nasce através do símbolo “D” e amplia para uma forma e identidade na letra “P” de Portugalidade. Através da forma e cores nacionais define-se a Portugalidade, adaptando-se nos conceitos, nas formas e formatos. A fotografia de Luis Vaz de Camões evidencia e explica, de forma direta, o propósito de Portugalidade na língua Portuguesa, recentemente celebrado Dia Mundial da Língua Portuguesa do corrente ano. O elemento gráfico que define este projecto fora a criação de uma Identidade para uma Livraria denominado por — Livraria Camões. Criamos uma marca, um livro, um saco, um cartão de identificação de loja, um copo de papel, uma peça de vestuário e a identidade aplicada na apresentação de loja de rua – a livraria. Com este projecto, a Signumdesign agência refere a importância da marca nas empresas, a identidade verbal na expressão da marca na era conectividade.

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Fig 3. – Identidade da Livraria Camões
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Fig 4. – Cartão de identificação de funcionários
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Fig 5. – Saco de transporte
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Fig 6. – Catálogo
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Fig 7. – Copos de papel
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Fig 8. – Vestuário juvenil

Saudade do Fado: Amália Rodrigues

Na conceptualização deste projecto, o conceito Saudade do Fado o legado nacional da música popular e cultural, foram criados outdoors e muppis espalhados por portugal e pelos distritos nacionais. A identidade adapta-se aos formatos grandes com mensagens breves sobre os momentos históricos da Rainha do Fado. Através da fotografia a preto e branco, a identidade de Portugalidade destaca-se com mensagens simples, objectivas e criativa, destacando o verde e vermelho. Com este projecto, a Signumdesign Agência, presta homenagem a Amália Rodrigues, a Raínha do Fado, apresentando em suporte físico, uma figura da história portuguesa, uma identidade da expressão cultural e patrimonial.

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Fig 9. – Portugalidade em Muppi
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Fig 10. – Portugalidade em Outdoor
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Fig 11. – Portugalidade em Muppi duplo
Fig 12. – Portugalidade em Muppi triplo em metro
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Fig 13. – Portugalidade em Outdoor

Devoção na Religião: Maria e Fátima

Na conceptualização do projecto, o conceito Devoção na Religião em Maria e Fátima, representa a oração e devoção dos cristão nacionais, das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, apelando à oração universal do terço. A identidade nasce do símbolo “D” e amplia para uma forma e identidade de letra “P e F” de Portugalidade e Fátima. A cores nacionais evidenciam e reforçam a noção de Portugalidade. A intervenção do design editorial e publicidade intervêm na expressão como um apelo de devoção e oração, um projecto criativo de forma simples e direta, de profundo significado católico, posicionando a marca em produtos de mercado nacional para o mercado internacional, o suvenirs católico. Com este projecto, a Signumdesign agência presta homenagem à Padroeira de Portugal, apresentando uma figura e momentos da história portuguesa católica, uma identidade de expressão religiosa, católica, cultural e patrimonial.

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Fig 14. – Suvenirs católico
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Fig 15. – Posters de peregrinação de Fátima
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Fig 16. – Notebook Maria
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Fig 17. – Revista Fátima
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Fig 18. – T-shirt juvenil

Tradição no Traje: Viana do Castelo

Por fim, no projecto, o conceito Tradição do Traje de Viana do Castelo representa a expressão tradicional e do artesanato, expoente máximo da identidade local de Portugalidade. O turismo e a gastronomia representam a atuação do projecto gráfico, conceito presente nos produtos de Viana do Castelo para os turistas. A marca, com as cores nacionais é prestigiada nos produtos da cidade do Alto Minho, como identidade de diversão, enaltecendo a vivacidade da cor, da dança minhota, da gastronomia e vida social Vianense.

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Fig 19. – Garrafa de água
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Fig 20. – Capa de smarthphone
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Fig 21. – Chinelos
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Fig 22. – Caixa de pizza
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Fig 23. – Lata de refrigerante
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Fig 24. – Garrafa de vinho

Conclusão

A campanha de Portugalidade: Portugal Acredita define a promessa, o rumo e o beneficio da Signumdesign agência para os empresários, inovadores e visionários do norte de Portugal. Neste sentido, o projecto atua no design de identidade empresarial como um ecossistema transversal do espaço analógico para o espaço digital, a digitalização nacional. Culturalmente, revela um caminho, um segmento de Portugalidade com objectivo empresarial, exportar produto Vianense com qualidade nacional. Neste sentido, a campanha pode ser vista nas redes sociais e no website da Signumdesign agência com o propósito de visualizar o estilo criativo e inovador na área do design digital e gráfico. Portugal Acredita no seu legado. Nós acreditamos em ti. #PortugalAcreditaNoSeuLegado

Direitos Fotográficos

pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Camões
www.natgeo.pt/historia/2020/01/vida-e-obra-de-amalia-rodrigues
rr.sapo.pt/2017/03/23/fatima-100-anos/fatima-as-fotos-que-ajudam-a-contar-a-historia-de-dois-santos/noticia/79140/
pt.wikipedia.org/wiki/Aparições_de_Fátima
veja.abril.com.br/galeria-fotos/catolicos-celebram-nossa-senhora-de-fatima-2019/
Fotografo Vianense Arménio Belo

Bibliografia

pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Camões
www.natgeo.pt/historia/2020/01/vida-e-obra-de-amalia-rodrigues
www.fatima.pt/pt/
www.museudofado.pt
www.cm-viana-castelo.pt/pt/mt-apresentacao
www.cm-constancia.pt/index.php/pt/visitar/cultura/casa-memoria-de-camoes
Clifton R, Simmons J. Brands & Branding. 1st ed. Actual editora; 2017:47-66, 149-164.
Kotler, P., Kartajaya, H. and Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0. Actual Editora.
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