Acupuntura Atual

Escrito por António Gonçalves Santos
in Insight — Branding Empresarial
Resumo

A mudança de identidade para um mundo digital, elevou a empresa a dar um passo em frente. Sabendo das dificuldades dos clientes hoje em encontrar respostas, a escolha na Signumdesign deu relevância no desenvolvimento da empresa, através da renovação da Identidade, do design e da comunicação analógica e digital. Quando começou a trabalhar com a Signumdesign, a mudança de design de identidade foi o primeiro ponto de partida. Neste sentido, a nova identidade com novo posicionamento alterou a empresa para o mundo digital. Implementado e desenvolvido em parceria com as Clínicas dr Domingos Silva, da pesquisa à criação digital e sua conclusão, parte do estudo ao conhecimento, seguindo a metodologia de investigação de Design Research de Neil Leonard e Gavin Ambrose.

Abstract

The change of identity to a digital world, elevated the company to take a step forward. Knowing the difficulties of customers today in finding answers, the choice at Signumdesign gave relevance to the development of the company, through the renewal of Identity, design and analog and digital communication. When he started working with Signumdesign, the change in identity design was the first starting point. In this sense, the new identity with a new positioning changed the company to the digital world. Implemented and developed in partnership with Clinicas Dr Domingos Silva, from research to digital creation and its conclusion, part of the study to knowledge, following the research methodology of Design Research by Neil Leonard and Gavin Ambrose.

Palavras-chave: Branding Empresarial.

Qual foi a colaboração da Signumdesign nesta nova etapa da empresa?

A nossa empresa está no mercado à quase 20 anos, e surgiu no mercado nacional com as ferramentas disponíveis da época. Decorrido este tempo, surgiu a necessidade de uma mudança de visual, numa nova identidade adaptada também às novas tecnologias e com uma maior otimização na qualidade de comunicação com os nossos clientes. O “branding” foi transversal, pelo qual podemos destacar as ações mais importantes: reformulação de logótipo, criação de novas ferramentas de trabalho, outdoor’s, publicidades indoor, atualização website, publicações semanais em redes sociais, difusão audiovisual usando rádios e imprensa locais.

Antigo logotipo, Dr Domingos Silva, 2000
Fig 1. - Antigo logotipo, Dr Domingos Silva, 2000.
Após criação e aprovação do novo logotipo, desenvolveu-se um outdoor para transmitir o novo posicionamento de acupuntura das Clínicas Dr Domingos Silva com o slogan — Um solução sem contra indicações.
Novo logotipo, António G. Santos, 2018
Fig 2. - Novo logotipo, António G. Santos, 2018.

Como avalia o projecto desenvolvido pela agência. A eficácia da comunicação global é coerente?

Antes de tudo, muito importante existir uma boa formulação da missão, valores e visão da empresa para que a Signumdesign execute propostas de trabalhos que vão de encontro não só ao gosto do cliente, mas também à necessidade técnica para atingir as metas previstas pela empresa. Já que falamos em comunicação, há algo que nos dias de hoje tem bastante peso, e foi fator de destaque, a rápida interação entre a Signumdesign e o cliente.

Novo posicionamento, 2018.
Fig 3. - Novo posicionamento, 2018.

Qual foi a ajuda da agência na implementação de uma estratégia digital nas redes sociais e no desenvolvimento do novo website da empresa?

De todos os trabalhos que tínhamos programado, este foi sem dúvida aquele que foi o mais trabalhoso, porém o resultado final está absolutamente fantástico. Algo que aprendemos foi a investir severamente em bom conteúdo, organizado, objetivo e de fácil entendimento para todo o público. Muitas empresas pensam que é mais fácil ter um site institucional (económico), e gastam mensalmente valores consideráveis par conseguir projeção do seu site e dos seus respetivos produtos/serviços. Com as boas estratégias digitais indicadas pela Signumdesign foi possível ter um posicionamento orgânico, estando a nossa empresa sempre no top3 no índice das pesquisas dos principais motores de busca. As redes sociais são igualmente uma ferramenta de divulgação tão ou mais importante que um canal de televisão, a boa atualização de conteúdos que foi proposta foi bastante produtiva e fez criar bastante interação com a nossa empresa.

Reclamo com Identidade.
Fig 4. - Reclamo com Identidade
Outdoor com identidade
Fig 5. - Outdoor com identidade

Os serviços atuais da empresa estão identificados e servem o utente no tratamento de cada patologia. Neste sentido, o comportamento do consumidor de acupuntura atual tem impacto direto na empresa?

Qualquer empresa da atualidade tem que obrigatoriamente estar interligada com as ferramentas de tecnologia que mais vão de encontro à ligação entre empresa e cliente. Ignorar ou rejeitar esta evolução tecnológica, é quase como não ter telefone ou telemóvel. Estamos num período de transição tecnológica, como tal temos que ter várias opções para vários tipos de consumidor, cabe ao cliente e à Signumdesign estabelecer quais são as que tem maior impacto para criar produtividade. Seguindo o exemplo da nossa empresa, localizada em nove zonas geográficas diferentes na zona norte do país, os consumidores tem comportamentos diferentes e interagem por diversas formas de comunicação. É bastante interessante analisar os relatórios estatísticos pois assim conseguimos constatar que estamos no bom caminho e esta empresa foi uma boa opção.

Conclusão da entrevista

A presente realidade empresarial no Alto Minho revela-se um desafio na implementação de serviços de acupuntura da empresa Clínicas Dr Domingos Silva - especialistas de acupuntura. A diversificação e explicação deste tipo de tratamento no ser humano, pretende ser a aposta na resolução de patologias propostas através da Medicina Chinesa. O estúdio Signumdesign foi convidado a identificar os problemas de imagem no espaço analógico/digital, surgido pela rapidez da informação em plataformas sociais digitais, tais como facebook, instagram e website. Neste sentido, o atributo "especialistas de acupuntura" associado ao logotipo, ajudou a transmitir o novo posicionamento da empresa no mercado Minhoto, onde a credenciação e inovação é palavra-chave no ato terapeútico ao utente nas Clínicas Dr Domingos Silva, sediado em Viana do Castelo e espalhado na Póvoa de Varzim, Valença, Viana do Castelo, Braga, Guimarães, Arcos de Valdevez, Ponte de Lima (Correlhã), Ponte da Barca e Fafe. Apresentado e aprovado pelo cliente, construimos um grafismo de "identificação e posicionamento", com os elementos essenciais de missão, valores e visão da empresa, incluídos nesta imagem analógica/digital. Atualmente a empresa investe no digital/analógico, desde a rádio à imprensa, passando pelas plataformas sociais como elementos estratégicos de comunicação. Por fim, o cliente foi assertivo no estúdio Signumdesign em dar um passo em frente no espaço digital, na construção do logotipo e posicionamento da empresa no Alto Minho, sendo pioneira e inovadora neste tratamento de acupuntura atual, a Medicina Chinesa. Agradecemos ao Dr Hugo Canão (TCM Doctor) pela sua entrevista à Signumdesign.

1. Design Research: Investigation for successful creative solutions (Inglês). (2012).